quinta-feira, 4 de setembro de 2014

SINDUECE e ANDES apresentam as posições sobre a Greve na Assembleia



Segundo o vice-presidente do SINDUECE, professor Eudes Baima, ​” ​d​epois da fala do reitor, achamos até desnecessário apresentar uma argumentação contrária a do governo, porque nos parece que o puro informe do reitor já é o suficiente e já nos diz qual é a posição governamental.
Evidentemente, que a proposta de que trabalhemos 25 horas de sala de aula é uma provocação a qual nós não deveríamos responder. E na verdade não há proposta do governo, não há resposta. Esse conjunto de movimento que está sendo feito na União conosco, dos reitores ontem, o resultado é de soma zero. Pois o governo está ignorando a situação.
Em relação aos associados, os 17 companheiros associados que não obtiveram sucesso na sua promoção para este nível com retroativo pediram a sua promoção com base no que valia na época, que era o decreto governamental. Eles não inventaram nada. Não havia lei na época, o que existia era o decreto que estava vigente, eles entraram com base nesse decreto.
Como vocês sabem, a própria Constituição Federal Brasileira, que nós estamos tentando agora ultrapassar através do Plebiscito ( que diz que a Lei não pode inovar para prejudicar conquistas ou direitos anteriores).
A questão de Itapipoca, também, não é uma questão de discussão, de negociação, porque esses companheiros estão apresentando 11 milhões, era necessário o governo apresentar qual é o montante deles, mas o governo se cansou de dizer que 11 milhões não dá. Então é um situação de um diálogo que só tem daqui pra lá, mas não tem de lá pra cá.
Diante disso, a diretoria da SINDUECE, apesar de ter a injusta fama de trazer prazos feitos, propostas acabadas para a assembleia, está apresentando aqui a sua posição honesta e sincera para não esconder nada de ninguém. Nós não vemos outra possibilidade de abordar a situação, de enfrentar a situação se não retomando o movimento grevista. É uma opinião da Diretoria, mas a opinião que vale e que é soberana é a opinião da Assembleia Geral, nesse sentindo a proposta que a Diretoria está apresentando é de que esta proposta da Diretoria de retomada da greve e as outras propostas que eventualmente vão aparecer aqui nas intervenções que serão feitas ao longo da Assembleia sejam todas elas sistematizadas pela mesa e levadas ao debate em assembleias e reuniões por centro e por faculdade e que no final a gente posso marcar uma nova assembleia geral para o dia 16/09 e decidir qual decisão será adotada pela categoria.”

Professor Macário sintetiza propostas para o encaminhamento das mobilizações

​Para o vice-presidente do Sindicato Nacional ANDES, “a própria diretoria do SINDUECE fez uma prorrogação convocatória e que pergunta: retornamos a greve ou não? E ao chegarmos aqui, apresentou uma proposta mais mediada de mobilização nos proximo dias com a realização de assembleias para ir avaliando e para deliberar.
Segundo elemento foi que as propostas que vieram da plenária, são de preocupação em construir o processo de mobilização. Então, eu proponho por hora, que não seja posto em votação aquela pergunta que foi a provocação da assembleia, e proponho aqui, tentando fazer uma síntese:
1) Retirar daqui uma comissão ampla, um comando de mobilização dos três seguimentos: Estudantil, servidores e professores.
2) Que o sindicato elabore um boletim, para dois ou três dias, estarmos com ele em mãos, explicando e avaliando o processo de suspensão da greve e que não foi cumprida, entre outros pontos aqui citados.
3) Que essa comissão de mobilização desenvolva uma atividade em todos os campus do interior, que procure visitar os colegiados que tenham reunião nos próximos dias para dialogar com os professores.
4) Que marquemos uma assembleia para o dia 16/09 às 9 horas já com o resultado desse processo já apurado.​”​

Propostas feitas com os estudantes:
​Algumas propostas foram dialogadas previamente com as lideranças do DCE da UECE e Centros Acadêmicos, que foram:​
- Reativação da página do Facebook: Greve Já!
- Mobilização nos comitês dos candidatos​​
- Sarau no dia 4 ​ de setembro​
- A volta da Campanha: Efetivo Já!
As propostas foram votadas e aprovadas pela quase unanimidade, com apenas 1 abstenção. 

Fonte: SINDUECE


"Toda informação é por natureza fragmentária; é nossa tarefa as com-por, pô-las junto umas das outras, a fim de discernir seu sentido e sua relevância" (Renato Mezan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário