quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Professores da UECE em assembleia deliberam: greve geral, interior e capital!




Nesta quarta, 17 de setembro, no Auditório Central do Campus da UECE, no Itaperi, 121 professores se reuniram em assembleia geral para discutir como reagir à negativa do Governo Cid Gomes em cumprir a pauta acordada com o movimento grevista em janeiro passado, e que permitiu o fim do movimento paredista.

Entre outras, a quebra de acordo mais importante foi a não realização de concurso público para repor as quase 300 vagas em carência na UECE, das quais se tinha acordado repor emergencialmente 163. Hoje, a UECE, com cerca de 800 docentes efetivos, tem por volta de 300 professores a menos do que no ano de 1998, mesmo período em que a instituição cresceu em número de alunos, cursos de graduação e de pós-graduação.

Em torno desta questão, os professores tiveram informações sobre as mobilizações lideradas pelo SINDUECE, debateram os rumos do movimento e a possibilidade e conveniência do retorno à greve, no sentido de terem todos os elementos para deliberar acerca dos encaminhamentos de continuidade das lutas pela UECE.

Na abertura da assembleia do SINDUECE, a Deputada Estadual Rachel Marques, presidenta da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Ceará, assinou a Carta-Compromisso com as Universidades Estaduais do Ceará. A Carta já tinha a adesão de candidatos como Eliane Novais e Ailton Lopes – ao Governo do Ceará; Raquel Dias e Geovana Cartaxo – ao Senado e candidatos a deputados federais e estaduais como João Alfredo, Chico Lopes, Renato Roseno, Soraya Tupinambá e Artur Bruno, entre outros. A Carta-Compromisso continua aberta a novas adesões dos candidatos majoritários e proporcionais que compreendam e apoiem a luta pelo fortalecimento da UECE, URCA e UVA.

A assembleia também assistiu a vídeo com Cid Gomes, gravado durante seminários realizados em fevereiro 2014, que reuniu Governo e Universidades, no qual o governador declara: “não tenho nenhum problema em lançar Edital para concurso de professores da UECE até 30 de Julho”.
E outro vídeo exibido o candidato ao Governo Camilo Santana, declara em entrevista na TV O POVO, afirma: “Farei concurso para servidores efetivos nas Universidades Estaduais do Ceará”.

Depois de ouvir os informes vindos das reuniões setoriais realizadas nos Centros e Faculdades, da mobilização na Universidade Vale do Acaraú (UVA) e da greve já em curso na Universidade Regional do Cariri (URCA), os docentes realizaram um intenso debate sobre o que fazer diante da quebra da palavra do Governador e do impasse a que chegaram as tentativas de negociação.

Contra a intransigência do Governo, professores retomam a greve!

Depois de avaliar a situação a categoria reunida decidiu incorporar à pauta, além do cumprimento do acordo firmado em janeiro, incorporar a reivindicação de contratação dos professores já concursados mas não nomeados.
Em seguida, a Assembleia Geral decidiu retomar a greve suspensa em janeiro, por 71 votos a favor, 28 contra e 7 abstenções. A deflagração da greve será desenvolvida por dois dias de mobilização e sensibilização para que todos adiram à greve, começando por um arrastão imediato no campus do Itaperi.
Nova assembleia para avaliar o movimento e discutir sua continuidade será realizada na próxima segunda-feira, dia 22, 9h, mais uma vez no Auditório Central do Campus do Itaperi.

Outras decisões também definiram:
1 - Após o final da assembleia, ato na Av. Dedé Brasil para divulgar a greve.
2 - Grande ato na UECE, nesta quinta, dia 18, a partir da 8 horas, com música, diversão e mobilização.
3 - Cada faculdade do interior fará sua programação de mobilização.
4 - Segunda, 9 horas, nova assembleia dos professores no Auditório Central do Campus Itaperi da UECE
5 - Segunda , 17 horas, assembleia dos estudantes em local a ser definido. 

Fonte:SINDUECE

Nenhum comentário:

Postar um comentário