quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Educadora e ex-aluna da FAFIDAM é premiada pelo Congresso Nacional


Exemplo de perseverança e tenacidade na luta contra a homofobia e pelo direito à diversidade sexual a pedagoga, doutoranda, travesti, pioneira e ex-aluna da Fafidam, Luma Andrade foi agraciada em Brasília com o Prêmio Educando pela Diversidade Sexual, na semana passada. Luma participou ainda de discussões sobre direitos dos homossexuais, na audiência o "Bullying Homofóbico nas Escolas" e no Senado Federal. Em tempos de sintomáticas agressões contra homossexuais, a professora de Russas e presidente da Associação Russana da Diversidade Humana tem trabalho consistente e considerado referencial para o País.

Na semana passada, a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou projeto de lei da Câmara, que autoriza a mudança de nome de pessoas transexuais sem vínculo com cirurgia. É o caso de Luma Andrade, a primeira no Ceará a conseguir na Justiça a mudança do nome. Um dia antes de acompanhar a audiência legislativa, a educadora participou do seminário "Escola sem homofobia". O evento foi um pedido da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais (ABGLT).

Luma aponta a deficiência no ensino aos jovens e defende a capacitação dos professores nas escolas, para lidarem com questões como a tolerância sobre os direitos sexuais, um trabalho que não se resuma a acusações e punições, mas o entendimento de que tanto professor quanto aluno são sujeitos culturais.

"Até mesmo o professor com instrução está influenciado pela bagagem cultural de antes de se capacitar como transmissor de conhecimento", afirma a educadora cearense.

Parabéns a educadora. Ela conseguiu fazer a diferença.

Veja reportagem no DN em http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=893844

Nenhum comentário:

Postar um comentário