terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Governo anuncia concurso para professor efetivo nas universidades estaduais

Anúncio atende a reivindicações de profissionais da Uece, da Urca e da UVA, que estão paralisados há mais mais de 100 dias

 
Na tentativa de por  fim à greve que já dura mais de 100 dias, o Governo do Estado autorizou a abertura de concurso para docentes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Universidade Vale do Acaraú (UVA).  A medida, anunciada nesta terça-feira (6), na primeira reunião entre os profissionais  e o governador Camilo Santana, atende a parte das demandas da categoria, paralisada desde setembro do ano passado. 
A proposta apresentada pelo Governo inclui a realização imediata de um certame com 249 vagas para professores, além de outras 192 para servidores técnico-administrativos. Em caráter emergencial, as reitorias das universidades obtiveram permissão para elaborar o edital dos concursos. A demanda por novos postos  é uma das principais reivindicações dos profissionais. 
Durante a audiência, Camilo também se comprometeu a regulamentar o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos profissionais e aprovar  a lei que regulamenta a classe de professor associado. 

Paralisação

Apesar do avanço nas negociações, as iniciativas da gestão ainda não garantiram o retorno das atividades nas três instituições. Conforme Célio Coutinho, presidente do Sindicato de Docentes da Uece (SindUece), a categoria promoverá assembleia na próxima sexta-feira (9) para decidir os rumos da paralisação. 
Também está marcada uma reunião no próximo dia 14 com o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, para discutir o restante das demandas dos professores, como a aprovação da lei que trata da autonomia de gestão financeira e acadêmica para as instituições, e a licitação do projeto de criação do curso de Ciência Sociais na Faculdade de Itapipoca. 
A greve dos professores da Uece, Urca e UVA foi deflagrada no dia 17 de setembro do ano passado.

Fonte: DN 06/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário