sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Comissão de "notáveis" vai tentar marcar reunião com Cid. Greve continua.

Professores, servidores e alunos em greve reivindicam melhorias estruturais, concurso, plano de carreira, plano de auxílio para estudantes e outros pontos. Greve nas universidades estaduais começou em setembro

opovo 05/12/2013

Um debate acalorado marcou a tarde e o começo da noite de ontem na Assembleia Legislativa (AL) do Ceará. Em greve, professores, alunos e servidores das três universidades estaduais participaram de audiência pública com parlamentares, representantes do Governo e reitores. O objetivo era discutir as reivindicações dos docentes. Todavia, nenhum acordo foi fechado e o impasse permanece. Professores e alunos querem negociar diretamente com o governador Cid Gomes, que já declarou não discutir com categorias em greve.
Durante a audiência pública de ontem, Eudes Barreira, vice-presidente do Sinduece, disse que uma comissão de “notáveis” está sendo formada para tentar articular um encontro entre professores e o governador Cid Gomes.

Entre os membros da comissão, estão dom Edmílson da Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte; o cineasta Rosemberg Cariry; Inocêncio Uchôa, juiz do trabalho aposentado; e as deputadas estadual Eliane Novais (PSB) e Rachel Marques (PT). Outros deputados, senadores, professores e jornalistas também integram o grupo.

Greve continua 

Presidente do Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece), Elda Maciel afirmou que a paralisação, que começou em 17 de setembro, será encerrada apenas se houver negociação com o governador. “Não entramos nessa greve à toa. Nós estamos, a duras penas, sendo confrontados com a impossibilidade de ensinar, pesquisar e fazer extensão”, declarou a docente, que denunciou o “sucateamento” das universidades.
A presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Vale do Acaraú (Sindiuva), Sílvia Helena, corroborou a reivindicação. Segundo a professora, no início deste ano, faltavam na UVA itens básicos como pincel para lousa e água. Além disso, Sílvia relatou que diversas salas de aula não têm ar-condicionado e estão repletas de fungos. “Vários professores têm crise alérgica por causa disso”, lamentou.
“Todas as universidades do Interior serão reformadas. Serão reformas profundas de estrutura”, prometeu o reitor da Universidade Estadual do Ceará, Hildebrando Soares. O reitor defende que houve avanços nas unidades de ensino superior desde 2007. “Houve crescimento, sim, mas um crescimento que não cabe no tamanho das universidades estaduais”, ponderou.

Reivindicações
Pauta dos professores
O comando de greve das universidades estaduais reivindica a realização de concurso para professores efetivos, investimento na infraestrutura das instituições, melhores condições de trabalho e a regulamentação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). 

Datas da greve
Algumas datas foram decisivas para definir os rumos das paralisações e negociações. Relembre:

17 e 18 de setembro
Alunos e professores do campus da Uece em Itapipoca entram
em greve.

29 de outubro
Professores e servidores da Uece deflagram greve por tempo indeterminado.
5 de novembro
Professores da Universidade Regional do Cariri (Urca) entram em greve geral. 

7 de novembro
Professores na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) entram em greve.
20 de novembro
Durante reunião entre reitores, líderes do governo e grevistas, professores rejeitam proposta e mantêm greve. 

27 de novembro
Grupo com cerca de 70 manifestantes ocupa hall da Assembleia durante solenidade de homenagem ao servidor público.  

4 de dezembro
Primeira audiência pública é realizada para debater pautas 
dos grevistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário