quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dia de manifestações e pedidos por justiça na FAFIDAM

As famílias do Sítio Tomé, em Limoeiro do Norte, acordaram cedo ontem para recepcionar os que chegavam de cidades como Russas, Aracati, Morada Nova, Chorozinho, Pacajus, Jaguaribe e Fortaleza. As caravanas eram recebidas próximas da capela de Nossa Senhora de Fátima, no Centro do Tomé e, ali mesmo, as pessoas tomaram o café da manhã coletivo.

Depois pegaram faixas e cartazes para a caminhada contra o uso de agrotóxicos e por justiça pela morte do líder comunitário Zé Maria. A família dele - mulher e os três filhos participaram das manifestações.

Ainda na Chapada, as caravanas seguiram até o local onde José Maria Filho foi morto com 19 tiros no feriado do Dia de Tiradentes (21 de abril). Ali, em redor da cruz que lembra o assassinato, foram plantadas mudas de mangueiras. ``Tu fostes um pequeno grão que germinou a luta em favor das vidas``, dizia a frase escrita em um dos cartazes próximos à cruz. Velas também foram acesas. DN 13/05/10

Em seguida, as caravanas seguiram até a sede de Limoeiro do Norte onde os manifestantes também fizeram caminhada e distribuíram panfletos que denunciam a utilização indiscriminada de agrotóxicos. Também se referem à lei municipal que proíbe a pulverização aérea aprovada na Câmara Municipal, no ano passado.

Embora a lei esteja em vigor, o prefeito municipal João Dilmar da Silva, solicitou a revogação num dos artigos do projeto sobre Política Ambiental que ele enviou para a Câmara este ano. Os participantes das manifestações pediram para que a lei seja efetivada e que haja fiscalização em defesa dos moradores e do meio ambiente. A audiência pública contou com participação da professora Raquel Rigotto, que pesquisa o uso de agrotóxicos na Chapada do Apodi. (RCF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário