sexta-feira, 10 de julho de 2009

Metralhas voltam a pilhar UECE no Campus do Itaperi


Gabriela Meneses - O POVO 04 Ago 2009
Insegurança

Mais um laboratório na Universidade Estadual do Ceará (Uece) é arrombado. É o terceiro caso registrado somente este ano. A pró-reitoria de Administração reconhece a falha na segurança do local e anuncia a instalação de câmeras de vigilância.


O Laboratório de Biofísica do Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Campus do Itaperi, amanheceu, ontem, arrombado. Só este ano, dois laboratórios foram invadidos por bandidos na universidade. Os ladrões levaram computadores, impressoras e equipamentos utilizados nas pesquisas, como uma balança de precisão, um par de rádio comunicador e uma caixa de ferramentas. Segundo o coordenador do laboratório, professor Sales Ávila, os prejuízos em dinheiro ainda não foram calculados. Mas, ele aponta o atraso nas pesquisas como um dos maiores danos. Os ladrões levaram ainda, entre os computadores, a CPU do simulador solar do laboratório, equipamento de alto custo que auxilia nas pesquisas sobre energia solar. De acordo com o professor Sales Ávila, os bandidos conseguiram entrar no prédio, provavelmente, por uma pequena janela de vidro, que fica no fim do corredor. Na manhã de ontem, quando os pesquisadores chegaram no local, encontraram a janela sem a grade de proteção e a parede cheia de marcas de pés. Para Sales Ávila, a falta de segurança facilitou a ação dos bandidos. "Aqui não tem segurança nem de dia e nem à noite", denuncia. O laboratório é um dos mais afastados da entrada do campus. O coordenador do Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas, Alfredo Serejo, reclama a falta de segurança, principalmente à noite. O pró-reitor de Administração da Uece, Luiz Carlos Dodt, admite que o arrombamento foi facilitado pela falha na segurança do local. "O laboratório era o único lugar no campus que ainda estava sem vigilância", revela. Ele afirmou que a segurança foi reforçada no local. Além disso, policiais do 5º Distrito Policial e do Ronda do Quarteirão reforçam a segurança no entorno do campus. Dodt diz ainda que hoje a universidade deve receber o projeto de implantação de câmeras de vigilância e alarmes na entrada do campus e nos blocos.
E-MAIS
>Dois arrombamentos e um assalto ocorreram na Uece em dois meses. Dia 11 de maio, o laboratório da Faculdade de Veterinária amanheceu arrombado. Os ladrões fugiram levando computadores, câmeras, entre outros objetos.
> No dia seis de julho, um professor foi assaltado dentro da sala de aula, no bloco P, um dos mais distantes da entrada.
> Em nove de julho, o laboratório do curso de Nutrição foi arrombado à tarde. Notebooks, pen drives e CPUs foram levados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário