Blog do Laboratório de Geografia da FAFIDAM/UECE. Contém notícias, comentários e dicas para estudan

domingo, 15 de novembro de 2015

15. Semiárido cearense tem escolas públicas com nível de países ricos

15. Semiárido cearense tem escolas públicas com nível de países ricos
Postado por Unknown às 18:35 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

1. Senado aprova projeto que obriga bolsistas a colaborarem com escolas públicas

1. Senado aprova projeto que obriga bolsistas a colaborarem com escolas públicas
Postado por Unknown às 17:44 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Tempo e Temperatura

Clique na imagem para mais detalhes

Você é o visitante

No Link

  • http://twitter.com/lageofafidam
  • http://www.uece.br/fafidam
  • http://www.fafidam-uece.blogspot.com
  • http://www.iea.usp.br
  • http://www.jornaldaciencia.org.br
  • TV JAGUAR

Busca no blog

DE OLHO NA TELA

  • UMA VIAGEM EXTRAORDINÁRIA (2013): uma jornada para superar a dor. Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança. Adaptado do livro de Reif Larsen por Guillaume Laurant e o próprio Jeunet, “Uma Viagem Extraordinária” – primeiro trabalho de Jeunet falado em inglês desde “Alien: A Ressurreição” - conta a história de T.S. Spivet (Kyle Catlett), um garoto prodígio de 10 anos que inventou uma máquina de movimento perpétuo (a invenção serve como uma linda metáfora sobre a vida) e, graças à façanha, ganhou um importante prêmio e é convidado para recebê-lo em uma cerimônia na capital dos EUA. Contudo, Washington D.C fica do outro lado do país e, para não preocupar seus pais, que ainda estão lidando com a morte de seu irmão mais novo, decide sair da fazenda em uma viagem solitária.
  • Hannah Arendt é um filme de drama teuto-francês de 2012, uma obra biográfica sobre a filósofa política alemã de origem judaica, Hannah Arendt.- O filme causa impacto. Trata-se, tema central do pensamento de Hannah Arendt, de refletir sobre a natureza do mal. O pano de fundo é o nazismo, e o julgamento de um dos grandes mal-feitores da época, Adolf Eichmann. Hannah acompanhou o julgamento para o jornal New Yorker, esperando ver o monstro, a besta assassina. O que viu, e só ela viu, foi a banalidade do mal. Viu um burocrata preocupado em cumprir as ordens, para quem as ordens substituíam a reflexão, qualquer pensamento que não fosse o de bem cumprir as ordens. Pensamento técnico, descasado da ética, banalidade que tanto facilita a vida, a facilidade de cumprir ordens. A análise do julgamento, publicada pelo New Yorker, causou escândalo, em particular entre a comunidade judaica, como se ela estivesse absolvendo o réu, desculpando a monstruosidade. O próximo fanatismo político não usará bigode nem bota, nem gritará Heil como os idiotas dos “skinheads”. Usará terno, gravata e multimídia. E seguramente procurará impor o totalitarismo, mas em nome da democracia, ou até dos direitos humanos.
  • TRABALHO INTERNO (Inside Job) - exibido no Festival de Cannes de 2010 em maio e ganhou o Oscar de melhor documentário de 2011. Contou com entrevistas de George Soros, Barney Frank, Lee Hsien Loong, Christine Lagarde, Eliot Spitzer, Dominique Strauss-Kahn, entre outros. Aborda a mais recente crise financeira que começou em Wall Street e se alastrou para o mundo (passando pelo Brasil como uma marolinha – quem lembra?) já era esperado. Charles Ferguson com certeza era o homem capaz de realizar tal filme. Acadêmico com P.h.D em ciência política pelo MIT e empresário visionário (vendeu sua empresa de software por 133 milhões de dólares para a Microsoft), Ferguson tinha o prestígio e o dinheiro necessários para se engajar no projeto desse imperioso documentário além de meios para conseguir entrevistas com os protagonistas (leia-se causadores) da crise. Com suas excelentes perguntas, Ferguson soube derrubar até os mais preparados entrevistados e com a ajuda significativa de Matt Damon, que emprestou sua voz ao longa-metragem, desconstruiu todo um capítulo da história americana de Wall Street, apontando os fatos, os erros e os culpados pela crise. Um filme extremamente necessário para todo o mundo, mas principalmente para os Estados Unidos, já que mostra que os verdadeiros vilões continuam comandando, mesmo sob o olhar do Presidente Obama (que disse que ia promover mudanças e regular a economia e fez muito pouco). Espera-se que o povo americano tome as medidas cabíveis e que se mobilize. Para começar, às vezes só basta um filme.
  • Histórias Cruzadas(2011) - Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões. O livro de Kathryn Stockett o qual Histórias Cruzadas é baseado permaneceu na lista de best sellers do jornal New York Times por 103 semanas, seis delas ocupando o primeiro lugar. Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer.
  • A Moça com Brinco de Pérolas. Johannes Vermeer é considerado o segundo pintor mais importante da Holanda, ficando atrás apenas de Rembrandt. Durante sua existência, entre os anos 1632 e 1675, Vermeer viveu em Delft, foi comerciante de arte e pintou diversos quadros, entre eles Moça com Brinco de Pérola, classificado por alguns como a “Mona Lisa holandesa”. Pintou também "o Geógrafo", representante da crescente influência e o aumento da proeminência da investigação científica na Europa na epóca em que fora pintada, entre 1668 e 1669. A exemplo da pintura italiana, muito se especula sobre a modelo que posou para o pintor, embora não existam registros sobre a origem da mesma.
  • As Montanhas da Lua (EUA , 1990) - descreve a expedição levada a cabo em 1854 por Richard Burton e John Hanning Speke em busca da nascente do Nilo. Burton é um explorador e geógrafo polifacetado, culto e dinâmico. Fala mais de 29 idiomas e é também poeta e antropólogo. Speke, mais jovem, é um aventureiro. O seu sonho é viajar para África para explorar terra desconhecidas. Baseado nas suas biografias e nos artigos escritos pelos dois exploradores ingleses, As Montanhas da Lua é uma aventura de descobrimentos, além de retratar muito bem o colonialismo europeu na África.
  • Uma Semana em Parajuru (2009) - Parajuru é uma vila de pescadores situada na costa do Ceara. Há três anos, uma rica austríaca, Gisi, começou a investir no desenvolvimento turístico do local: compra de terrenos, construção de casas e hotéis de luxo. Parajuru passou a viver, cada vez mais, sob a influência austríaca e uma parte de sua população começa a se interrogar sobre as intenções desta mulher que adquire boa parte da terra local, mas que não estabelece qualquer contato com a população. Chico Mariano, presidente da associação de pescadores, não tem nada contra os projetos de Gisi, mas sabe que o desenvolvimento descontrolado do turismo pode destruir, pouco a pouco, a integração entre os habitantes do lugar. Ele, então, se confiou uma missão: a de defender os interesses da comunidade. “Uma semana em Parajuru” propõe uma reflexão sobre a globalização como nova colonização.
  • O Solista (The Soloist, Inglaterra, EUA, França, 2009). Drama baseado em fatos reais sobre o redentor poder da música. Na história, o jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr.) descobre por acaso a existência de Nathaniel Anthony Ayers (Jamie Foxx), um ex-estudante da universidade Julliard e prodígio em música clássica, que agora se vê na condição de sem-teto e passa os dias tocando violino e violoncelo nas ruas de Los Angeles. Um talento nato, seu sonho é um dia tocar no Walt Disney Music Hall. Enquanto o jornalista Lopez faz de tudo para ajudar o jovem músico a reencontrar seu caminho, nasce entre eles uma bela amizade que transformará completamente suas vidas.
  • A Onda [Die Welle], Alemanha, 2008. 107min. - Dirigido por Dennis Gansel, A Onda é baseado no livro homônimo de Morton Rhue, sucesso há mais de 20 anos e leitura obrigatória em muitas escolas alemãs. Apesar do livro ser de ficção, ele foi baseado em uma história real, que aconteceu em Palo Alto, na Califórnia, quando o professor de história Ron Jones tentava explicar o nazismo para seus alunos, em 1967. A experiência, que deveria durar um dia, durou quase uma semana e fugiu do controle de Jones, que não pôde mais lecionar.
  • Quase Deuses - Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Ele é demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo um parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.

Velocidade da Internet

Mais blogs

  • Blog da FAFIDAM
    Outorga do Título de Notório Saber em Cultura Popular: Parte II
    Há 8 anos
  • O Povo Online - Blog do Mourão
    FECHANDO AS TORNEIRAS
    Há 9 anos
  • PIBID Geografia Fafidam
    II COLÓQUIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA
    Há 9 anos
  • CA DE GEOGRAFIA DA FAFIDAM
    Agradecimentos
    Há 14 anos

Acompanhe o Blog

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários

Arquivo do blog

  • ▼  2015 (26)
    • ▼  novembro (2)
      • 15. Semiárido cearense tem escolas públicas com ní...
      • 1. Senado aprova projeto que obriga bolsistas a co...
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (8)
  • ►  2014 (52)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (4)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (10)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (1)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (9)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (11)
  • ►  2013 (19)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (3)
    • ►  abril (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2012 (21)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (3)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (1)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (2)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2011 (43)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (8)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (8)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (6)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2010 (74)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (9)
    • ►  setembro (13)
    • ►  agosto (10)
    • ►  julho (5)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (12)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2009 (24)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (3)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (11)

Postagens populares

  • Ônibus da FAFIDAM mais perto
    A Universidade Estadual do Ceará (UECE) investiu na compra de 11 carros novos para renovação de sua frota de veículos, adquirindo carros aut...
  • Paul Claval fala sobre a Geografia Econômica Contemporânea
    Numa palestra bastante disputada, o Geógrafo Paul Claval falou na última quinta (27), aos alunos e professores do curso de Geografia da UFF ...
  • (nenhum título)
  • (nenhum título)
  • (nenhum título)
  • Casa de ferreiro, espeto de pau.
    Incrível a cena ocorrida próximo a mestrado em saúde pública da UECE (Itaperi). Apesar do caráter grotesco ilustra a negligência no controle...
  • UVA planeja restaurante universitário em Sobral
    Ter um restaurante unificado para todos os universitários é a meta da UVA, que busca parceiros para a ideia Sobral. O reitor da Universidad...
  • (nenhum título)
  • Geógrafo Maurício Abreu falece no Rio
    Foto:Aspasia e Mauricio de Almeida Abreu no lançamento do livro Geografia Histórica do Rio de Janeiro (1502-1700). Geógrafo, pesquisador e ...
  • Aluno da UECE / FAFIDAM é o mais novo membro da Academia Limoeirense de Letras
    O estudante José Silvestre da Costa Régis do curso de Letras da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), da Universidade Estadu...

Postagens mais visitadas

  • ANA abre 3,3 mil vagas em cursos gratuitos sobre recursos hídricos
    Capacitações acontecem na modalidade a distância e sem tutoria. Agência oferece cursos em oito temas, como: Planejamento, Manejo e Gestão ...
  • Vulnerabilidade ambiental da Bacia do Rio Figueiredo é tema de defesa de doutorado do Prof. Sérgio Pinheiro
    Foi com objetividade e clareza digna de nota que o prof. Sérgio Pinheiro defendeu, hoje (01), sua tese de doutoramento. Com larga atuação...

Seja Bem-vindo!

Este é mais um espaço de interação de pensamento do Laboratório de Geografia da FAFIDAM/UECE.

INDIQUE AOS AMIGOS!

Quem somos

Unknown
Ver meu perfil completo

Seguidores

Equipe Lageo. Tema Janela de imagem. Imagens de tema por sololos. Tecnologia do Blogger.