quinta-feira, 16 de junho de 2011

Estudantes ocupam a Reitoria em dia de protesto na Uece


[opovo 16/06/2011]
Alunos de universidades estaduais do Ceará ocupam a Reitoria da Uece e reivindicam 300 professores efetivos
Semestres acabam, docentes se aposentam, e concursos para professores efetivos na Universidade Estadual do Ceará (Uece) não acontecem desde 2005. A panela de pressão recorrente voltou a apitar nessa semana, quando estudantes e professores organizaram rodas de conversa e oficinas preparatórias para o dia de ontem.

Na data comemorativa nacional da Luta das Universidades Estaduais e Municipais, os manifestantes ocuparam a Reitoria, no Campus Itaperi, e demandaram atendimento imediato às demandas feitas desde tanto tempo.

As aulas foram paralisadas, e, a partir das 8 horas, a avenida Dedé Brasil foi bloqueada pela passeata por menos de 20 minutos, enquanto a mobilização se encaminhava para o prédio onde reitor e pró-reitores despacham. Na pauta, além de concurso imediato para, pelo menos, 300 professores efetivos, melhoras na assistência estudantil e mais democracia interna. Apesar da presença massiva da Uece, também a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) endossam o movimento.

O ato contou com número superior a 300 participantes na manhã de ontem e viu o chefe de gabinete da Uece, professor Vladimir Spinelli, descer a escadaria do prédio para comentar cada demanda ao microfone. Spinelli concordou com a carência gritante de docentes. “A solicitação de concurso público para 300 professores efetivos já foi encaminhada pela reitoria ao gabinete do governo e à Secitece (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior)”, complementa o professor.

Carência conhecida
Conforme estudos da Pró-Reitoria de Graduação da Uece, são 252 professores substitutos dentro das salas de aula. Desses, apenas 92 ocupam vagas temporárias. As demais vagas, 160, deveriam estar ocupadas por professores efetivos, porque decorrem de aposentadorias. A demanda por 300 novos professores efetivos se baseia em projeções para 2012, quando mais vagas vão surgir.

“A situação mais séria acontece nos cursos mais antigos: Letras, Serviço Social, Administração e Filosofia, por exemplo. Os professores são antigos na casa e estão perto da aposentadoria ou já se aposentaram”, esclarece a pró-reitora de Graduação, Lineuda Murta.

Para a estudante de Nutrição Letícia Albuquerque, de 20 anos, toda discussão se traduz em conclusão rotineira e simples: “O meu aprendizado fica prejudicado quando vários professores dão a mesma disciplina e quando a biblioteca não oferece os livros necessários”. Em quatro anos, ela, caso não se atrase, estará formada. Se não for agora, Letícia não sentirá o efeito das mudanças.

O POVO tentou contato com o gabinete do governador e com a Secitece, mas até o fechamento da edição não obteve resposta.


ENTENDA A NOTÍCIA
A mobilização dos universitários e dos professores faz coro ao Dia Nacional de Luta das Universidades Estaduais e Municipais. As manifestações se iniciaram na Uece desde a segunda-feira.

DEMANDAS E RESPOSTAS

Concurso imediato para professores efetivos.
Resposta: Estudo detalhado sobre demanda docente foi realizado pelaUece. A solicitação para concurso foi encaminhada ao Gabinete do Governador e à Secitece.

Melhora na assistência estudantil.
Resposta: As obras do Restaurante Universitário estão 95% concluídas. Para finalização, resta liberação de verba da última licitação. A previsão é de entrega até o começo do próximo semestre. Reitoria ressalta erros nos projetos do Hospital Veterinário e do RU, ambos ainda em obras. As falhas das empresas contratadas teriam atrasado as obras.

Conselho deliberativo sobre as problemáticas internas da universidade com paridade entre professores, servidores e alunos. Hoje o conselho dá voz desnivelada aos partícipes. Os professores têm 70% do poder de voto, os servidores, 15%, os estudantes, 15%. A democracia interna teria sido proposta pelo próprio reitor.
Resposta: A Reitoria nega tal proposta e não se manifesta sobre essa possibilidade.

NÚMEROS

300
PROFESSORES
é a demanda de efetivos em carência no quadro docente da Uece, conforme apontam os manifestantes

252
SUBSTITUTOS
Integram, atualmente, o corpo docente da Universidade Estadual do Ceará

160
PROFESSORES
destes 252 estão ocupando vagas permanentes. Outros 92 estão em vagas temporárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário