Blog do Laboratório de Geografia da FAFIDAM/UECE. Contém notícias, comentários e dicas para estudan

domingo, 1 de fevereiro de 2015


Postado por Unknown às 12:45 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Tempo e Temperatura

Clique na imagem para mais detalhes

Você é o visitante

61358

No Link

  • http://twitter.com/lageofafidam
  • http://www.uece.br/fafidam
  • http://www.fafidam-uece.blogspot.com
  • http://www.iea.usp.br
  • http://www.jornaldaciencia.org.br
  • TV JAGUAR

Busca no blog

DE OLHO NA TELA

  • UMA VIAGEM EXTRAORDINÁRIA (2013): uma jornada para superar a dor. Aos doze anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superdotado, apaixonado por cartografia. Quando ele ganha um prêmio científico prestigioso, o garoto decide abandonar sua família em Montana para atravessar sozinho aos Estados Unidos, até chegar a Washington. O único problema é que o júri não sabe que o vencedor ainda é uma criança. Adaptado do livro de Reif Larsen por Guillaume Laurant e o próprio Jeunet, “Uma Viagem Extraordinária” – primeiro trabalho de Jeunet falado em inglês desde “Alien: A Ressurreição” - conta a história de T.S. Spivet (Kyle Catlett), um garoto prodígio de 10 anos que inventou uma máquina de movimento perpétuo (a invenção serve como uma linda metáfora sobre a vida) e, graças à façanha, ganhou um importante prêmio e é convidado para recebê-lo em uma cerimônia na capital dos EUA. Contudo, Washington D.C fica do outro lado do país e, para não preocupar seus pais, que ainda estão lidando com a morte de seu irmão mais novo, decide sair da fazenda em uma viagem solitária.
  • Hannah Arendt é um filme de drama teuto-francês de 2012, uma obra biográfica sobre a filósofa política alemã de origem judaica, Hannah Arendt.- O filme causa impacto. Trata-se, tema central do pensamento de Hannah Arendt, de refletir sobre a natureza do mal. O pano de fundo é o nazismo, e o julgamento de um dos grandes mal-feitores da época, Adolf Eichmann. Hannah acompanhou o julgamento para o jornal New Yorker, esperando ver o monstro, a besta assassina. O que viu, e só ela viu, foi a banalidade do mal. Viu um burocrata preocupado em cumprir as ordens, para quem as ordens substituíam a reflexão, qualquer pensamento que não fosse o de bem cumprir as ordens. Pensamento técnico, descasado da ética, banalidade que tanto facilita a vida, a facilidade de cumprir ordens. A análise do julgamento, publicada pelo New Yorker, causou escândalo, em particular entre a comunidade judaica, como se ela estivesse absolvendo o réu, desculpando a monstruosidade. O próximo fanatismo político não usará bigode nem bota, nem gritará Heil como os idiotas dos “skinheads”. Usará terno, gravata e multimídia. E seguramente procurará impor o totalitarismo, mas em nome da democracia, ou até dos direitos humanos.
  • TRABALHO INTERNO (Inside Job) - exibido no Festival de Cannes de 2010 em maio e ganhou o Oscar de melhor documentário de 2011. Contou com entrevistas de George Soros, Barney Frank, Lee Hsien Loong, Christine Lagarde, Eliot Spitzer, Dominique Strauss-Kahn, entre outros. Aborda a mais recente crise financeira que começou em Wall Street e se alastrou para o mundo (passando pelo Brasil como uma marolinha – quem lembra?) já era esperado. Charles Ferguson com certeza era o homem capaz de realizar tal filme. Acadêmico com P.h.D em ciência política pelo MIT e empresário visionário (vendeu sua empresa de software por 133 milhões de dólares para a Microsoft), Ferguson tinha o prestígio e o dinheiro necessários para se engajar no projeto desse imperioso documentário além de meios para conseguir entrevistas com os protagonistas (leia-se causadores) da crise. Com suas excelentes perguntas, Ferguson soube derrubar até os mais preparados entrevistados e com a ajuda significativa de Matt Damon, que emprestou sua voz ao longa-metragem, desconstruiu todo um capítulo da história americana de Wall Street, apontando os fatos, os erros e os culpados pela crise. Um filme extremamente necessário para todo o mundo, mas principalmente para os Estados Unidos, já que mostra que os verdadeiros vilões continuam comandando, mesmo sob o olhar do Presidente Obama (que disse que ia promover mudanças e regular a economia e fez muito pouco). Espera-se que o povo americano tome as medidas cabíveis e que se mobilize. Para começar, às vezes só basta um filme.
  • Histórias Cruzadas(2011) - Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões. O livro de Kathryn Stockett o qual Histórias Cruzadas é baseado permaneceu na lista de best sellers do jornal New York Times por 103 semanas, seis delas ocupando o primeiro lugar. Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer.
  • A Moça com Brinco de Pérolas. Johannes Vermeer é considerado o segundo pintor mais importante da Holanda, ficando atrás apenas de Rembrandt. Durante sua existência, entre os anos 1632 e 1675, Vermeer viveu em Delft, foi comerciante de arte e pintou diversos quadros, entre eles Moça com Brinco de Pérola, classificado por alguns como a “Mona Lisa holandesa”. Pintou também "o Geógrafo", representante da crescente influência e o aumento da proeminência da investigação científica na Europa na epóca em que fora pintada, entre 1668 e 1669. A exemplo da pintura italiana, muito se especula sobre a modelo que posou para o pintor, embora não existam registros sobre a origem da mesma.
  • As Montanhas da Lua (EUA , 1990) - descreve a expedição levada a cabo em 1854 por Richard Burton e John Hanning Speke em busca da nascente do Nilo. Burton é um explorador e geógrafo polifacetado, culto e dinâmico. Fala mais de 29 idiomas e é também poeta e antropólogo. Speke, mais jovem, é um aventureiro. O seu sonho é viajar para África para explorar terra desconhecidas. Baseado nas suas biografias e nos artigos escritos pelos dois exploradores ingleses, As Montanhas da Lua é uma aventura de descobrimentos, além de retratar muito bem o colonialismo europeu na África.
  • Uma Semana em Parajuru (2009) - Parajuru é uma vila de pescadores situada na costa do Ceara. Há três anos, uma rica austríaca, Gisi, começou a investir no desenvolvimento turístico do local: compra de terrenos, construção de casas e hotéis de luxo. Parajuru passou a viver, cada vez mais, sob a influência austríaca e uma parte de sua população começa a se interrogar sobre as intenções desta mulher que adquire boa parte da terra local, mas que não estabelece qualquer contato com a população. Chico Mariano, presidente da associação de pescadores, não tem nada contra os projetos de Gisi, mas sabe que o desenvolvimento descontrolado do turismo pode destruir, pouco a pouco, a integração entre os habitantes do lugar. Ele, então, se confiou uma missão: a de defender os interesses da comunidade. “Uma semana em Parajuru” propõe uma reflexão sobre a globalização como nova colonização.
  • O Solista (The Soloist, Inglaterra, EUA, França, 2009). Drama baseado em fatos reais sobre o redentor poder da música. Na história, o jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr.) descobre por acaso a existência de Nathaniel Anthony Ayers (Jamie Foxx), um ex-estudante da universidade Julliard e prodígio em música clássica, que agora se vê na condição de sem-teto e passa os dias tocando violino e violoncelo nas ruas de Los Angeles. Um talento nato, seu sonho é um dia tocar no Walt Disney Music Hall. Enquanto o jornalista Lopez faz de tudo para ajudar o jovem músico a reencontrar seu caminho, nasce entre eles uma bela amizade que transformará completamente suas vidas.
  • A Onda [Die Welle], Alemanha, 2008. 107min. - Dirigido por Dennis Gansel, A Onda é baseado no livro homônimo de Morton Rhue, sucesso há mais de 20 anos e leitura obrigatória em muitas escolas alemãs. Apesar do livro ser de ficção, ele foi baseado em uma história real, que aconteceu em Palo Alto, na Califórnia, quando o professor de história Ron Jones tentava explicar o nazismo para seus alunos, em 1967. A experiência, que deveria durar um dia, durou quase uma semana e fugiu do controle de Jones, que não pôde mais lecionar.
  • Quase Deuses - Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Ele é demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo um parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.

Velocidade da Internet

Mais blogs

  • Blog da FAFIDAM
    Outorga do Título de Notório Saber em Cultura Popular: Parte II
    Há 8 anos
  • O Povo Online - Blog do Mourão
    FECHANDO AS TORNEIRAS
    Há 9 anos
  • PIBID Geografia Fafidam
    II COLÓQUIO DE ENSINO DE GEOGRAFIA
    Há 9 anos
  • CA DE GEOGRAFIA DA FAFIDAM
    Agradecimentos
    Há 14 anos

Acompanhe o Blog

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários

Arquivo do blog

  • ▼  2015 (26)
    • ►  novembro (2)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (1)
    • ▼  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (8)
  • ►  2014 (52)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (4)
    • ►  outubro (5)
    • ►  setembro (10)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (1)
    • ►  maio (2)
    • ►  abril (9)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (11)
  • ►  2013 (19)
    • ►  dezembro (6)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (1)
    • ►  julho (3)
    • ►  abril (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2012 (21)
    • ►  outubro (3)
    • ►  setembro (3)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (1)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (2)
    • ►  fevereiro (4)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2011 (43)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (4)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (8)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (8)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (6)
    • ►  janeiro (5)
  • ►  2010 (74)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  novembro (3)
    • ►  outubro (9)
    • ►  setembro (13)
    • ►  agosto (10)
    • ►  julho (5)
    • ►  junho (4)
    • ►  maio (12)
    • ►  abril (4)
    • ►  março (6)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2009 (24)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (3)
    • ►  agosto (5)
    • ►  julho (3)
    • ►  junho (11)

Postagens populares

  • Ônibus da FAFIDAM mais perto
    A Universidade Estadual do Ceará (UECE) investiu na compra de 11 carros novos para renovação de sua frota de veículos, adquirindo carros aut...
  • Paul Claval fala sobre a Geografia Econômica Contemporânea
    Numa palestra bastante disputada, o Geógrafo Paul Claval falou na última quinta (27), aos alunos e professores do curso de Geografia da UFF ...
  • (nenhum título)
  • (nenhum título)
  • (nenhum título)
  • Casa de ferreiro, espeto de pau.
    Incrível a cena ocorrida próximo a mestrado em saúde pública da UECE (Itaperi). Apesar do caráter grotesco ilustra a negligência no controle...
  • UVA planeja restaurante universitário em Sobral
    Ter um restaurante unificado para todos os universitários é a meta da UVA, que busca parceiros para a ideia Sobral. O reitor da Universidad...
  • (nenhum título)
  • Geógrafo Maurício Abreu falece no Rio
    Foto:Aspasia e Mauricio de Almeida Abreu no lançamento do livro Geografia Histórica do Rio de Janeiro (1502-1700). Geógrafo, pesquisador e ...
  • Aluno da UECE / FAFIDAM é o mais novo membro da Academia Limoeirense de Letras
    O estudante José Silvestre da Costa Régis do curso de Letras da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), da Universidade Estadu...

Postagens mais visitadas

  • ANA abre 3,3 mil vagas em cursos gratuitos sobre recursos hídricos
    Capacitações acontecem na modalidade a distância e sem tutoria. Agência oferece cursos em oito temas, como: Planejamento, Manejo e Gestão ...
  • Vulnerabilidade ambiental da Bacia do Rio Figueiredo é tema de defesa de doutorado do Prof. Sérgio Pinheiro
    Foi com objetividade e clareza digna de nota que o prof. Sérgio Pinheiro defendeu, hoje (01), sua tese de doutoramento. Com larga atuação...

Seja Bem-vindo!

Este é mais um espaço de interação de pensamento do Laboratório de Geografia da FAFIDAM/UECE.

INDIQUE AOS AMIGOS!

Quem somos

Unknown
Ver meu perfil completo

Seguidores

Equipe Lageo. Tema Janela de imagem. Imagens de tema por sololos. Tecnologia do Blogger.