sexta-feira, 25 de abril de 2014




DICA DE LEITURA

Como e por que animais e plantas estão assim distribuídos sobre a face da Terra? Por que alguns grupos só existem em certas regiões e não em outras? As diversas explicações surgidas em quase três mil anos de história da Biologia, antes do advento do paradigma evolutivo, são o assunto deste livro, um verdadeiro romance da Biogeografia. Abarca desde a primeira grande teoria formulada no Livro do Gênesis até a proposição das grandes regiões biogeográficas publicadas na primeira metade do século XIX, contemplando também as primeiras teorias sobre deriva continental nos séculos XVI, XVII e XVIII.

ISBN: 9788561368296
Título: HISTÓRIA DA BIOGEOGRAFIA
Autor: PAPAVERO, NELSON
Editora: TECHNICAL BOOKS
Formato: 17X24
Páginas: 444
Idioma: PORTUGUÊS
Assunto: GEOGRAFIA
Edição: 1ª
Ano: 2013

terça-feira, 22 de abril de 2014

O Veneno está na mesa II

Documentário mostra riscos dos agrotóxicos nos alimentos

Filme desconstrói o mito de que a utilização dos defensivos agrícolas é indispensável para garantir abundância de alimentos na mesa do consumidor



No país que mais consome agrotóxicos no mundo, há alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. É o que procura mostrar o filme O Veneno Está na Mesa 2, novo documentário do cineasta Silvio Tendler, lançado quarta-feira (16), no Teatro Casa Grande, no Leblon, zona sul do Rio.

O filme dá continuidade à reflexão sobre o perigo que o uso de agrotóxicos representa para a saúde, mostrada no primeiro documentário de Tendler sobre o tema, com o mesmo título e lançado em 2011. Com 70 minutos de duração, O Veneno Está na Mesa 2 avança na desconstrução do mito de que a utilização dos defensivos agrícolas é indispensável para garantir abundância de alimentos na mesa do consumidor.

Os dois documentários fazem parte de uma estratégia de ação da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, iniciativa que reúne movimentos sociais e entidades no objetivo comum de sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam. A partir daí, a ideia é propor medidas para frear seu uso no Brasil. "O povo brasileiro não pode mais engolir essa história de que o agrotóxico é a modernidade no campo. Ele gera câncer, trabalho escravo e manda todo seu lucro para o exterior", disse Alan Tygel, um dos coordenadores da campanha.

A produção do filme contou com o apoio da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), que vem desenvolvendo iniciativas para que a produção de alimentos sem veneno se torne uma alternativa viável. De acordo com o diretor Silvio Tendler, não há sentido em se construir uma economia baseada na destruição da natureza.

"A agroecologia é fundamental como forma de produção econômica, social e de desenvolvimento. No filme eu mostro pessoas que plantam e cultivam de forma sadia e também as dificuldades que elas enfrentam para a comercialização dos alimentos que produzem", destacou o cineasta.

A exemplo do primeiro documentário da série, visto por mais de um milhão de pessoas, O Veneno Está na Mesa 2 será distribuído gratuitamente para um circuito alternativo de exibição. Escolas, universidades, comunidades, igrejas, assentamentos de trabalhadores rurais e outros locais integram esse circuito, coordenado pela Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida.

(Paulo Virgilio / Agência Brasil)

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Concurso da 5ª Expedição do Semiárido recebe inscrições

As inscrições serão realizadas até o dia 30 de abril de 2014 e o resultado está previsto para ser divulgado até o dia 25 de junho


A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está com as inscrições abertas para o 5º Concurso de Redação e Artigo Científico Expedição do Semiárido. O concurso vai premiar 43 expedicionários, sendo sete alunos de escolas públicas, sete de escolas privadas, cinco de escolas técnicas ou profissionalizantes e seus respectivos professores orientadores, bem como cinco alunos de graduação e pós-graduação, de universidades públicas ou privadas.

Os candidatos classificados (com melhor trabalho apresentado) ganharão uma viagem de sete dias, por várias cidades do Semiárido nordestino, percorrendo um roteiro pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

O concurso tem como objetivo estimular o conhecimento sobre a região, no intuito de combater a premissa de que é sempre uma "região-problema", considerando que ela apresenta recursos ambientais, sociais, antropológicos, históricos, econômicos e culturais singulares, e potenciais que muito contribuíram e contribuem para a formação da população paraibana e o fortalecimento do estado.

Trata-se de uma realização do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa)/Museu Interativo do Semiárido (Misa), com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, o Instituto Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínio do Banco do Brasil.

Categorias
Alunos de escolas públicas, privadas ou técnicas profissionalizantes concorrem na categoria Redação, e universitários, na categoria Artigo Científico. Podem se inscrever estudantes que estudem em qualquer cidade da Paraíba. O evento conta com o apoio de instituições como Comprov, Lokmaq, Unicampo e Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI).

No roteiro deste ano os expedicionários vão conhecer o Parque Estadual Pedra da Boca, em Araruna (PB); a Estátua de Santa Rita, em Santa Cruz (RN); a Estância Termal Brejo das Freiras, em São João do Rio do Peixe (PB); o Parque dos Dinossauros, em Sousa. Farão a subida ao Pico do Jabre, em Matureia (PB); conhecerão os engenhos, museus e as atrações culturais no Circuito do Frio das cidades de Triunfo e Garanhuns (PE); a cultura enraizada de Caruaru (PE); a história cinematográfica e museológica de Cabaceiras (PB), além do pôr do sol em Pai Mateus e trilhas pelas belezas naturais da região. Terão a oportunidade de visitar projetos de agricultura familiar para terem exemplos e novos conhecimentos de formas de convivência com o Semiárido.

As inscrições serão realizadas até o dia 30 de abril de 2014. A submissão dos artigos será até o dia 09 de maio e a redação (presencial) será no dia 17 de maio. O resultado está previsto para ser divulgado até o dia 25 de junho e a Expedição ocorrerá no período de 14 a 20 de julho. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no portal www.expedicaosemiarido.org.br . Mais informações pelo telefone (83) 2101-1591.

(Ascom do MCTI, com informações do Insa)