quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Apresentação de TCC acontece nesta quinta


Como parte da semana de integração da FAFIDAM acontece nesta quinta (01), nos turnos da manhã e noite, várias apresentações de Trabalho de Conclusão de Curs0 - TCC dos alunos de Geografia. Um oportunidade para a comunidade acadêmica, ou não, aprender mais sobre as monografias realizadas nos ultimos anos. Prestigie!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS TURÍSTICOS


INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS TURÍSTICOS

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará, no uso de suas atribuições legais, torna público, por meio da presente a Chamada Pública de Seleção, para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições para seleção do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos dos Centros de Ciências e Tecnologia, e de Estudos Sociais Aplicados, nas datas e demais condições especificadas nessa Chamada Pública.
As principais datas do processo seletivo são apresentadas no quadro abaixo:

Inscrições 27/02 a 07/03/2012 17:00 às 21:00 horas
Prova Escrita de Conhecimento e Língua 08/03/2012 18:00 às 22:00 horas
Início do período letivo 20/03/2012 19 horas
As inscrições deverão ser feitas pessoalmente ou por procuração na Secretaria do Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos ou via postal enviado para a Secretaria do MPGNT, postada como Sedex até o último dia do prazo de inscrição, para o seguinte endereço:

Universidade do Parlamento Cearense – UNIPACE
Secretaria do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos
Av. Pontes Vieira, 2391, Fortaleza, Ceará – CEP 60130-241
As inscrições presenciais deverão ser realizadas no período de 27 de fevereiro a 07 de março de 2012, das 17:00 às 21:00 horas, na Secretaria do PMGNT no prédio da UNIPACE na Avenida Pontes Vieira, 2391, Dionísio Torres. Telefones para contato (85) 9928.1144 e 9992.9890.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Professor deve ser capacitado para a nova maneira de dar aula, análise de Sérgio Amaral


Sérgio Amaral é livre-docente e coordenador do Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação, na Faculdade de Educação da Unicamp. O texto publicado na Folha de São Paulo dia 1º trata sobre o projeto do MEC de aquisição de tablets para serem usados em sala de aula.


Começamos com a introdução do computador, passamos pela lousa digital, até chegarmos aos tablets. Para os professores, a introdução dos tablets em sala de aula deverá trazer uma grande mudança na maneira de dar aula, de apresentar e de discutir o conteúdo com seus estudantes.

O problema não é com os alunos, mas com os professores. Precisamos capacitar os docentes para a utilização didática dos tablets no desenvolvimento das atividades pedagógicas em sala de aula. O professor necessita de uma mudança na maneira de ensinar, precisa de uma adaptação do material didático. É fundamental desenvolver atividades em sala de aula com conteúdos que efetivamente utilizem os recursos tecnológicos dos tablets.

O tablet é pequeno, apresenta certa dificuldade de realizar anotações e outros problemas se compararmos com o livro didático. Mas apresenta recursos com a convergência multimidiática e a conexão com a internet que facilitam a busca e a integração de conteúdo, contribuindo com o processo de aprendizagem. Para tanto, é necessário que a capacitação dos professores não seja somente instrumental, mas contextualizada na potencialidade e na limitação da tecnologia.

Deve incluir como são as novas formas de interagir, a linguagem e a construção de conteúdo e como incorporá-las nos processos de ensino e de aprendizagem. Só assim, de fato, estará justificado o uso de tablets em sala de aula, como efetivo instrumento do aprender.